Atrativos Naturais

Cachoeira São Leandro

<>A histórica Cachoeira de São Leandro fica localizada no Balneário Municipal, a 2 km do centro da cidade. Não é permitido o banho. Até 1964 a força de suas águas moviam as turbinas que geravam a energia fornecida para a cidade. Ainda se encontra no local parte da construção onde ficavam as máquinas e o paredão de pedra, acima da cachoeira, por onde passava o trem que conduzia o café produzido nas fazendas.

topo ⇧

Cachoeira do Amor

<>Afonso e Dorinha sempre chamaram um ao outro de “Amor”. Casal unido, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, etc., seriam os protagonistas dessa história que encanta a todos e que até já apareceu na televisão.

Herdeiros de parte das terras da Fazenda Santa Justa, tinham a incumbência de escolher o seu quinhão e percorriam o território desconhecido quando começaram a ouvir o forte barulho da cachoeira que não conheciam. Quando finalmente lá chegaram ficaram encantados e não havia como deixar de aproveitar o revigorante banho. Não é preciso entrar em muitos detalhes para adivinhar o que aconteceu a seguir. E não tiveram dúvidas em batizar a “Cachoeira do Amor”. Escolheram as terras em volta e tudo estava resolvido.

Hoje dividem esse local mágico com aqueles que querem curtir a natureza e a paz com sua família. Dispõem de uma estrutura básica de atendimento com banheiros e cantina, além de uma forte ducha com água desviada da cachoeira para aqueles que não querem receber “aquela” massagem das poderosas águas. A cachoeira está aberta aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 17 horas. Fica localizada na estrada RJ-151, na localidade de Santa Rosa, onde se toma a estrada de terra de 3,5km até a cachoeira.

Contatos: (24) 2458-1179.

Cachoeira do Barreado

<>Fica localizada na Vila do Barreado, a cerca de 20 km do centro, por estrada de terra. Está em uma propriedade particular, mas disponível ao público.

São as águas de um córrego caudaloso que percorre grande calha de pedra, formando banheiras e pequenas quedas, que proporcionam um banho delicioso, ornado por belo segmento de mata atlântica.

Cachoeira do Chuveirinho

<>Deliciosa cascata à beira da estrada e à disposição de todos para banho. Fica localizada a 2 km do centro da cidade, em frente ao balneário municipal.

As mulheres dizem que seus cabelos ficam ótimos após um banho no chuveirinho. São desconhecidas as propriedades da água que embelezam os cabelos.

Estrada da Orbel

<>A Estrada da Orbel percorre as fazendas entre Abarracamento e Santa Rosa, servindo de estrada de apoio à manutenção do gasoduto da Petrobrás que atravessa o Município até a Estação de Apinhoã, que faz o rebombeamento para a Refinaria Duque de Caxias. A estrada tem 17 quilômetros e começa no Abarracamento, a 20 km da sede, terminando bem próximo à Cachoeira do Amor, em ótimo percurso aos amantes da caminhada de longa distância ou passeios de bike. No percurso há uma visão para o Vale do Paraíba e outra para o Vale do Rio Preto.      Possui trechos de mata atlântica e mais da metade é bastante ensolarada.

            Acredita-se que esta estrada seja parte do Caminho do Garcia pois corresponde à sua descrição (próxima a Paraíba do Sul e perpendicular ao rio de mesmo nome, apontando diretamente para o Registro de Paraibuna onde era cobrado o quinto do ouro. Já foram feitas tentativas frustradas de reconhecimento junto ao Instituto Estrada Real. Até o momento não se conseguiu sequer uma vistoria do local, que seria ao menos uma variante daquele caminho.

Mirante Boa Vista

<>O Mirante Boa Vista fica localizado no bairro do Formoso, a 3,5 quilômetros do centro da cidade.

Oferece uma visão de 360o da Serra das Abóboras e Vale do Rio Preto, muito interessante. Uma aragem constante e a poderosa energia que se sente no local, tornam a visita agradável e revigorante.

 Ao longe percebem-se a quartzita de Rio Preto, a mata da Fazenda do Bananal, a torre de Três Ilhas, o monte de Torreões e, à noite, a luminosidade da cidade de Juiz de Fora.

 É curioso notar que do Mirante não se avistam casas, estradas ou cursos d´água, apenas os topos dos montes e o verde das pastagens salpicados de fragmentos da mata atlântica.

Rio Preto

<>O município de Rio das Flores tem como limite a oeste o Rio Preto, que o separa do município de Belmiro Braga, Minas Gerais, num percurso de 15 quilômetros entre as localidades de Manoel Duarte e Três Ilhas, continuando, daí em diante, pela margem direita, no município de Paraíba do Sul.

O acesso a Rio das Flores para os que chegam a partir da BR-040 se faz pela estrada RJ-151, nesse trecho em que o Rio Preto acompanha a rodovia o tempo todo, tornando a viagem muito agradável, com vários túneis de sombreiros no trajeto, além de fazendas históricas que são vistas na passagem.

O Rio Preto alterna trechos de águas calmas com outros turbulentos e na seca revelao leito coberto de pedras, formando diversos canais radicais. Em Manoel Duarte e Três Ilhas são vistas as velhas pontes que serviam ao café e fazem a ligação entre os dois estados.

O rio é bom para pesca, com destaque para traíras, piaus, dourados e cascudos.

Trilha do Bananal

<>A trilha fica na Fazenda do Bananal e trata-se de um segmento de mata atlântica de 120 ha bem preservados. A mata é cortada por uma estrada de 4 quilômetros, que servia ao plantio do café. A trilha não está disponível para o público.

 O município de Rio das Flores tem muitos fragmentos de mata atlântica, de pequena monta, prestando-se à realização de projetos de reconstrução de corredores ecológicos pela proximidade entre eles.

 A mata do Bananal é um dos maiores segmentos no município, com ampla bioversidade animal e vegetal e tem servido de fornecedora de sementes, através dos pássaros, para preservação das demais áreas.

 A Fundação SOS Mata Atlântica está interessada em trazer projetos para o município e o fornecimento de mudas para plantio e formação dos corredores pode ser fortalecido através do projeto “Click árvore”. Cada click na internet que um morador der representa uma muda de árvore da mata atlântica que será encaminhada gratuitamente para as áreas selecionadas.

www.clickarvore.com.br

Rio das Flores - RJ GPS 22°10'06.5"S 43°35'01.5"W

Associação Rioflorense de Turismo

Utilidade Pública - Decreto Legislativo nº 033, de 26/06/2002